terça-feira, 27 de maio de 2008

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Oi turmas!

O ENEM está chegando e hoje resolví trazer para vcs. algumas dicas para a produção de um texto dissertativo. Costumo dizer que para se produzir um bom texto não existe pó de plim plim e sim muita leitura. Mesmo com grande conhecimento de um tema proposto é necessário estar atento para algumas dicas de relevância na hora da produção de sua dissertação.

Vamos lá:

A dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência , objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão.
No discurso dissertativo propriamente dito, não se verifica, como na narração, progressão temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertação é abstraído do tempo e do espaço .
Alguns pontos essenciais desse tipo de texto são:

a- toda dissertação é uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de argumentação;
b- em conseqüência disso, impõem-se a fidelidade ao tema;
c- a coerência é tida como regra de ouro da dissertação;
d- impõem-se sempre o raciocínio lógico;
e- a linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um ponto vulnerável na demonstração do que se quer expôr. Deve ser clara, precisa, natural, original, nobre , correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal ( evitar-se o uso da primeira pessoa.)
O parágrafo é a unidade mínima do texto e deve apresentar : uma frase contendo a idéia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idéia. Exemplo: “ A televisão mostra uma realidade idealizada ( idéia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves. ( idéia secundária)

Bons estudos e Boa Sorte..

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Oi turma... boa noite!..

A nossa língua sofre constantes transformações, só depois de muitos anos, para não dizer décadas, é que o MEC propõe mudanças. E olha que algumas mudanças já foram internalizadas por nossos falantes sem autorização deste à muito tempo. Vejamos a proposta para ser implementada já em 2009:

As mudanças previstas

. Ei e Oi: o acordo prevê a eliminação do acento agudo nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas, como "assembleia", "heroica", "ideia" e "jiboia"

. Trema: o trema será extinto: linguística, aguentar, frequência, arguir

Este já foi extinto à muitos anos...

. Acento circunflexo: a reforma suprime o circunflexo nas formas verbais creem, leem, deem, veem e seus derivados (descreem, releem, desdeem, reveem); também, em casos de duplo o: voo, enjoo, abençoo

. Consoantes: os portugueses passariam a escrever como os brasileiros, retirando consoantes não pronunciadas em palavras como adoptados (ficará adotados) e afectivo (afetivo)

. Hífen: há mudanças na regra do hífen. Pela nova regra, não se emprega o hífen nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo essa consoante ser duplicada. Palavras como anti-religioso, anti-semita e extra-regular ficariam antirreligioso, antissemita, extrarregular. Em formações com os prefixos acentuados pós, pré e pró, quando o segundo elemento tem vida à parte, se mantém o hífen, como pré-requisito

. Acentos diferenciais: o acento diferencial entre forma (substantivo e verbo) e fôrma (substantivo) passa a ser facultativo nos países que ainda aplicam a regra. Exceção para as palavras pôde (na 3ª pessoa do singular) e pode (na 1ª pessoa do singular). O acordo elimina o acento agudo diferencial de palavras homógrafas: ficariam sem acento tanto o para (verbo) como o para (preposição). O acento de palavras também é retirado nos casos de pela, pelo, polo

. k, w e y: é prevista a incorporação definitiva ao alfabeto das letras k, w, y, aumentando-o de 23 para 26 letras

Este já está tão internalizado por nossos falantes que as escolas já trabalham esta letra como mais uma do alfabeto brasileiro. Que bom.... Minha filha ficará feliz...

. í e ú: não levam acento agudo as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas, quando precedidas de ditongo. Passaríamos a escrever baiuca, baiuno, cauila. Não leva acento agudo o u tônico de formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir: argui e redargui

. á: facultativamente, continua a dupla grafia para fazer diferenciação: louvámos (passado) em oposição a louvamos (presente)

. h: são previstas mudanças no h mudo. Para Portugal, há retirada do h presente em palavras como húmido (ficará úmido) e herva (erva)


Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 07 de março de 2008
Este conteúdo foi atualizado em:
09/03/2008 12:21:09

quinta-feira, 22 de maio de 2008

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Oi! Boa Tarde!



Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Olha só, imagine o quanto podemos fazer de nossas vidas um colorido assim... perfeito, lindo inimaginável... Basta querermos....
Mais um dia de trabalho... e até que enfim um feriadão.
Só para lembrar...
Na proxima semana estará acontecendo nas escolas da rede estadual da Bahia os mini-festivais nas Unidades Escolares... Será um sucesso...

Bom fim de semana

Abraços

terça-feira, 20 de maio de 2008


Oi Turma...





Fiquem atentos ao Calendário do FESTIVAL DE MÚSICA da rede Estadual de Ensino.

Nesta semana está acontecendo as inscrições nas escolas...




Disponível em:
http://liberdadedeexpressao2008.spaces.live.com/blog/cns!B32A741F64495DCF!173.entry


17 de maio

MUSICA: MUDANÇA E INCLUSÃO SOCIAL

Miguel Farias, Produtor e Apresentador do Programa Liberdade de Expressão
O Programa Liberdade de Expressão exibido dia 12 de maio de 2008, apresentado por Miguel Farias, versou sobre MÚSICA: MUDANÇA E INCLUSÃO SOCIAL.
Platão disse uma vez que a música é “um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Agora os cientistas sabem por quê. A música, eles acreditam, treina o cérebro para formas superiores de raciocínio.`
Para debater sobre a MÚSICA: MUDANÇA E INCLUSÃO SOCIAL, foram convidados o Presidente do Conservatório Pernambucano de Música, Sidor Hulak, a Pianista e Profesora da Universidade Federal de Pernambuco, Helena Maibrada, a Psicóloga Conceição Vieira, do Centro de Reabilitação e Valorizaçao da Criança - CERVAC e o Maestro Ademir Araújo, da Orquestra Popular do Recife.
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapeutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humanas. (wikipedia)
Sidor Hulak, Presidente do Conservatório Pernambucano de Música

CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA

O CPM possui hoje cerca de 1.250 alunos, e um corpo docente formado por 95 professores. Funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo cursos regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Curso Técnico em Instrumento e Canto) e Cursos de Extensão. Promove, também, a reciclagem periódica dos seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino. Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em seu auditório, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos, que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos.
O Conservatório Pernambucano de Música promove a reciclagem periódica de seus professores, eventos com artistas de alto nível.
Av. João de Barros, 594Boa Vista
Recife - PE Fone: (81) 3416.6400
E-mail: cpm@fisepe.pe.gov.brWeb
site: http://www.conservatorio.pe.gov.br/

Heloisa Maibrada, pianista e professora de Universidade Federal de Pernambuco
O Departamento de Música desenvolve uma pesquisa sobre a importância da música no desenvolvimento integral da criança. Intitulado "Projeto Musiser", a pesquisa tem a coordenação da professora e pianista Heloisa Maibrada O Musiser visa a apresentar a música não apenas como um processo intelectual de aprendizagem musical e instrumental, mas como uma atividade criativa, dinamizadora do desenvolvimento de processos cognitivos, emocionais e psíquicos das crianças. A duração do projeto será de dois anos, sendo destinado a crianças na faixa dos 4 aos 6 anos de idade. O projeto Musiser baseia-se em dados relevantes que vêm sendo divulgados como resultado de pesquisas sobre a eficácia da atividade musical no processo cognitivo infantil. Dentre as diversas áreas e atividades estimuladas pela aprendizagem musical, destacam-se desenvolver a auto-expressão e o prazer criativo; desenvolver um sentido estético; facilitar o desenvolvimento motor e rítmico; promover a herança cultural, o desenvolvimento vocal e lingüístico e o desenvolvimento cognitivo e o pensamento abstrato; e ensinar habilidades sociais e de grupo.
Para Heloisa Maibrada, quando a criança entra em contato com a música logo cedo, ela começa a exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro, até porque a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocionaç e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e de jovens.

Conceição Vieira é psicóloga do Centro de Valorização da Criança - CERVAC.
Segundo informação do Cervac, no Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Ou seja, para 15% da população o direito de ir e vir, entre outros, não está sendo cumprido. E não é preciso caminhar muito pelas ruas das cidades para se observar o quanto o país está distante dos ideais de inclusão social, entendendo-se inclusão como adequação da sociedade à pessoa, e não o contrário. Diante da falta de políticas públicas eficientes, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, e serviços de competência, iniciativas comunitárias têm se tornado as principais responsáveis pelo atendimento às pessoas com deficiências, empreendendo soluções ousadas, inovadoras e de efetividade. Nesse contexto, situa-se o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança - CERVAC, uma iniciativa essencialmente comunitária com atuação compreensiva e eficiente junto a pessoas com deficiências. Uma história que vem se construindo a partir da atitude decisiva de várias pessoas e do engajamento delas na luta por um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e acolhidas.
O CERVAC tem como missão, a valorização de pessoas com deficiência, possibilitando seu desenvolvimento físico e mental, atuando nas áreas de prevenção, sensibilização e reabilitação, favorecendo sua inclusão social através da participação ativa em políticas públicas que lhes garantam melhor qualidade de vida. A musicalização e arte são utilizadas como forma de tornar mais lúdico o processo de reabilitação, o que resultou na criação da Banda FORÇA ESPECIAL, composta por crianças, adolescentes e jovens da própria instituição, tendo em seu currículo apresentações em diversos eventos de âmbito estadual e interestadual. Existe ainda, o grupo Arco Íris do Sonho, que realiza um trabalho de dança, que tem por objetivo promover a inclusão Social da Criança com deficiência junto à sociedade. A arte neste caso, propícia o desenvolvimento pleno do indivíduo nos aspectos cognitivo, psicomotor, social e afetivo. Por essa razão, está incluída na proposta pedagógica da Área de Educação do CERVAC, sendo útil como elemento facilitador da inclusão social das crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição.
Maesto Ademir Araújo O Maestro Ademir Araújo tem significativa atuação na música produzida em Pernambuco nas ultimas cinco décadas. Pesquisador e compositor de talento passeia por diversos ritmos e gêneros com muita desenvoltura. Foi redescoberto por uma nova geração de artistas e músicos, como arranjador e diretor musical. Ao lado da Orquestra Popular do Recife participou de trabalhos das bandas; Nação Zumbi (PE), Eddie (PE), Andaluza (PE), do artista Erasto Vasconcelos (PE), do grupo Camerata Brasileira (RS), A Barca (SP), do músico e compositor Marquinho Mendonça (SP), dentre outros. Autodidata, oriundo das bandas de música, da rica cultura musical pernambucana, o Formiga, como também é conhecido, está para as orquestras de frevos e bandas de músicas, como referência maior, como um grande "mestre de ofício". Ainda hoje, o Mestre Formiga entende o frevo, como música visceral e ainda sem sistematização, e por isso sempre persegue a melhor maneira, o melhor ângulo de compreendê-la e executá-la. Juntos, ele e a Orquestra Popular do Recife definem bem as particularidades do FREVO, estas sempre renovadas nas suas performances. Transcendente, sempre, mas sem perder a essência. Saudações ao "Mestre da Banda"... "Que o frevo continue..." Desde o começo de sua carreira o "Mestre da Banda" busca expressar Música como arte capaz de relatar fatos históricos ou mesmo de expressar sentimento coletivo, que traduza a alma do povo. Enfatiza que o teor da Música enquanto ciência pode intervir diretamente no âmago da sociedade, transformando-se em poderoso instrumento sócio-pedagógico de inserção e transformação através do conhecimento do modo como sete notas, disposta entre sons, timbres, intervalos, etc nos caracterizam como povo único sobre a terra. Defende a tese que esse processo educativo ajuda não só a formar músicos, mas fundamentalmente a capacitar cidadãos conscientes do valor da Música como expressão do ser humano
Rosélio Correia, diretor de operações da TV Pernambuco Marco Antonio, conhece muito bem a magia de uma câmera

Meninos doTrio Sotaque Trio Sotaque, Grupo instrumental pernambucano formado por Luciano Magno (guitarras e violões), Fábio Valois (piano e teclados) e Raimundo Batista (pandeiro)
O Trio Sotaque é um grupo musical pernambucano com ênfase nos ritmos brasileiros tradicionais como o frevo, o baião e o choro. O Trio já coleciona várias turnês internacionais, participando de eventos em:Buenos Aires (Argentina), durante a FIT (Feira Internacional de turismo) em novembro / 2005.Lisboa (Portugal) – BTL (Bolsa de turismo de Lisboa), janeiro/2006.Madri (Espanha) - FiTur (Feira internacional de turismo), janeiro/ 2006.Milão (Itália) - BIT (Bolsa internacional de turismo), fevereiro/2006.Madri (Espanha) - FiTur (Feira internacional de turismo), fevereiro/ 2007.Berlim (Alemanha) – ITB (maior feira de turismo do mundo), março/2007. Hoje, o Trio Sotaque apresenta um repertório amplo. Além de composições próprias, interpreta clássicos da música regional nordestina e da MPB.
Luciano Magno
Fábio Valois, Luciano Magno e Raimundo Batista
http://www.lucianomagno.mus.br/
www.myspace.com/lucianomagno
www.palcoprincipal.com/lucianoma

segunda-feira, 28 de abril de 2008



Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Confira mais figuras para Segunda-Feira em MensagensParaAmigos.com.br

domingo, 27 de abril de 2008





Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Fim De Semana - Recados e imagens


Olá turma! BOM DIA!....

Olha só, pára classificar um verbo, é preciso analisar a sua ocorrência no contexto. Nenhum verbo é coisa alguma, ele só será no contexto e, em contextos, qualquer verbo pode ser tudo:

Veja:

"Manuela está triste”.(Anibal Machado)

O verbo estar indica estado transitório: é verbo de ligação.

Manuela está em São Paulo.

O verbo estar não indica estado, indica o processo de situar-se em algum lugar: é verbo intransitivo.

Conforme orientações, analise as questões abaixo. Esta atividade deverá ser entregue em Papel Pautado na próxima aula, dia 30/04.


UM ABRAÇO






COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
FÁTIMA FONSECA – LÍNGUA PORTUGUESA


ATIVIDADE DIRIGIDA


Classifique, quanto à predicação, os verbos das orações de 1 a 12:

1.“A dissonância será bela”." (Flávio Venturini, Vermelho, Márcia Borges) .,
2.“Eu vejo um novo começo de era”." (Lulu Santos)
3.“Hoje o tempo voa, amor”." (Lulu Santos)
4. A noite oferece todos os sonhos aos jovens.
5. A natureza estava tão triste.
6. "O bicho estava perto." (Orígenes Lessa)
7. "O tempo trouxe a sua ação benéfica ao meu coração." (Machado de Assis)
8. " ... pensei no seminário ... " . (Machado de Assis)
9. "Ouvimos passos no corredor; ... " (Machado de Assis)
10. Todos viviam muito cansados naquela época.
11. "Vivo à margem da vida." (Ary Barroso)
12. "Mandei recado a sua mãe agora mesmo, .... " (Machado de Assis)

13. Em: "Vasabarros era feio a qualquer hora." (José J. Veiga) temos:

a)verbo intransitivo; d) verbo transitivo direto;
b)verbo transitivo indireto; e) verbo transitivo direto e indireto.
c) verbo de ligação;

14. "Hoje não colho mais as flores de maio... "
(Cláudio Nucci, Paulinho Tapajós).

Quanto à predicação, o verbo acima sublinhado recebe a mesma classificação:

a)O magistrado não resistiria ao seu apelo.
b)Os fiéis atiravam suas oferendas ao mar.
c)O céu vive nublado.
d)Todos viveriam na casa grande.
e)“Os automóveis ouvem a notícia...”. (Zé Ramalho)

15. A classificação do verbo está incorreta em:

a)"Broto tem que usar monoquini...” (Roberto Carlos, Erasmo Carlos) - verbo transitivo direto;
b)Dedicara toda a sua vida aos irmãos. - verbo transitivo direto e indireto
c)"O dia estava esplêndido”.(Machado de Assis) - verbo de ligação;
d)"Rubião precisava de um pedaço de corda...” (Machado de Assis) verbo transitivo indireto;
e) “E partiu a comitiva”.”(Machado de Assis) - verbo transitivo direto”.

16. (VUNESP-SP)
"( ) e o largo do jardim estava deserto na noite fria."
"( ) não encontro nada."
"( ) não pensei mais nem nela nem no altar,
"( ) vagou pelas ruas e becos

Classifique, quanto à predicação, os verbos dos fragmentos acima.

17. (U.F.UBERL.- MG) Todos os períodos abaixo apresentam verbo transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, exceto em:

a)"Fernando opôs à pretensão da noiva a razão de estado”.
b)“... essa palavra proferida, sem intenção pelo velho, inflingiu-lhe a mais acerba das humilhações”.
c)"Deus a destinara à opulência”.
d)"Vou confiar-lhe meu segredo, um segredo que a ninguém neste mundo foi revelado, e que só Deus sabe”.
e) “Estas últimas palavras, a moça proferiu-as com uma indefinível expressão”.


18. Ocorre verbo de ligação em:

a)Acabei de chegar.
b)"O sonho acabou”.(John Lennon)
c)Todos acabaram exaustos.
d)Acabe com isso!
e)Já acabamos todo o serviço.

19. Classifique, quanto à predicação, as ocorrências do verbo passar nas seguintes orações:

"O primeiro amor passou”.(Carlos Drummond de Andrade)
Severino passou a chefe do bando.
O pároco passou a notícia aos fiéis.
Os mais jovens passaram os mais velhos.

terça-feira, 8 de abril de 2008



Para Vocês, aqui está o calendário do I FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL DA BAHIA:

12 a 21/05/ 2008 Inscrição nas Escolas

23/05 a 07/06/2008 Festival nas Escolas

09 a 20/06/2008 Inscrição dos primeiros lugares das Escolas em suas respectivas DIREC

26/06 a 18/07/2008 Seleção e divulgação das canções selecionadas para o Festival Regional

08 a 22/08/2008 Festival Regional das DIREC

25 a 29/08/2008 Gravação em estúdio da música vencedora de cada DIREC

01 a 05/09/2008 Inscrições dos finalistas na SEC

08 a 12/09/2008 Seleção e divulgação das canções selecionadas para a Grande Final do FACE

22 a 25/09 Trabalho com os finalistas.

26/09/2008 Grande Final na Concha Acústica. Salvador-Ba.

E NÃO PARA POR AÍ. LOGO APÓS O FESTIVAL DA CANÇÃO TEREMOS AS MOSTRAS DE ARTES...

É MUITA NOVIDADE......ESTE ANO SERÁ BOM DEMAIS....

BEIJOS....
OI turmas, desculpem pela falta de atualização do nosso espaço...
Agora após uma semana de curso e outra de correria estou de volta para continuarmos o nosso trabalho... Espero que tenham gostado da novidade "O FESTIVAL DE MÚSICA". torço por vocês e quero viver os momentos de festivais juntos.
Até....

sexta-feira, 14 de março de 2008

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


OI.. Hoje é o dia dedicado à poesia. Para todos os amantes desta, aquele abraço....


O SOL
O sol agora não mais distante, encontra os amantes, que adormecidos estão, molhados com seu amor nem percebem que a noite longe agora se encontra. O sol que muito amigo da Lua é, querendo deixar os amantes mais tempo juntos, pede a Lua; não vá agora, espere que eles despertem...Se você partir, terei que chegar, e a eles acordar, eles sonham...que direito temos de interferir? Deixe-os assim, embalados nesse encanto, banhados pelo mar e suados de tanto amar, assim juntos num só corpo... nenhuma pressa tenho eu de cá estar... A Lua, arrependida de ter sentido ciúmes, lembra que pra ela, os amantes apelam...envergonhada de seu egoísmo, fica quietinha lá num cantinho bem no alto, sente no fundo uma grande inveja dos enamorados, e deixa-os um pouco mais à sonhar...
(Hercília Siqueira)

quarta-feira, 12 de março de 2008

João e Maria
A bruxa veio do nada, voando no cabo de vassoura e ceifou a vida de João.
A história poderia terminar aí, mal começada porque João era ainda uma criança, mas sua mãe não deixou. Um menino tão bonzinho e amado, se finar assim de repente. Sofrendo horrivelmente com a morte do filho, desesperada apesar dos confortos amigos, não se conformava: queria que ele continuasse. Pelo menos um pouco dele.
A mãe deu os olhos de João. Fez a doação para um banco de olhos, isso que a gente vê só de longe e nos outros. Foi previsível que os parentes estranhassem, mais que isso, não entendessem, indignados quase, uma desnaturada. E contudo era simples ir refazendo o seu caminho, até encontrar o coração do motivo. O mais bonito de João viveria.
E Maria, que há dois anos esperava, teve afinal esperança.
E a operação de Maria, um transplante de córnea, se fez possível, com sucesso feliz.
E João e Maria de olhos dados seguiram, juntos, e saíram do escuro.

(In: RAMOS, Ricardo. Os Amantes Iluminados. Rio de Janeiro: Rocco, 1988, p. 24)

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

terça-feira, 11 de março de 2008




OLÁ TURMAS SEJAM BEM VINDOS.....

Para começarmos o nosso ano letivo trabalharemos , neste primeiro momento, com procedimentos de leitura e interpretação de texto.
Espero que juntos possamos trocar experiências e vivenciarmos momentos maravilhosos durante este anos que estaremos juntos... Vamos ao trabalho.

Recados para Orkut
Para as turmas de música; no 1º Ano vamos começar o nosso trabalho estudando a importância do estudo da Literatura; no 2º ano faremos uma revisão da linguagem Árcade e desenvolveremos o nosso estudo até o Realismo e para a turma de 3º Ano, que já foram meus alunos, faremos uma revisão no Realismo e chegaremos até a segunda fase do Modernismo.
Teremos muito trabalho pela frente, espera-se que as contribuições sejam de ambos e que o nosso trabalho seja prazeroso.
Recados para Orkut